-
Arquitetos: DD concept
- Área: 110 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício é concebido como uma pequena residência, localizado na cidade de Ho Chi Minh, onde também se encontra o edifício mais alto do Sul do Vietnã. Os desafios do projeto consideraram os conflitos entre a necessidade de privacidade e o desejo de uma comunicação externa/interna, dentro de uma metragem pequena de um denso tecido urbano.
A casa questiona a ideia da capacidade de morar em um espaço que mede 3 x 10 m e que configurasse um ambiente espacialmente dinâmico.
O edifício consiste de uma estratégia de camadas que resolvem as problemáticas comuns da vida doméstica. Assim, a estrutura aparente assume um apelo estético que proporciona uma legibilidade da forma como a arquitetura responde à estratégia espacial, além da escala interna e o caráter de grande abertura da casa.
A fachada de envoltória dupla, a cobertura que parece flutuar e a iluminação interna contribuem para o jogo espacial enquanto que ao mesmo tempo utiliza a ventilação natural cruzada e iluminação natural. Os vazios internos entre os pavimentos auxiliam a manter a conexão entre o interior e o exterior mesmo quando as portas estão fechadas.
Ao longo do dia a arquitetura oferece uma interação entre luz e sombra, proporcionando uma experiência diferente ao longo do dia e também das estações do ano. A luz também é considerada como elemento de projeto à medida que reflete nos painéis metálicos nas diferentes intensidades de luz natural de manhã e a tarde. A consideração do elemento metal como uma metáfora de envoltória transparência para conectar espaços, auxiliam a delinear fronteira entre o interior e exterior.
O programa da casa com numerosos volumes tinha que ser flexível em sua concepção de projeto. A cozinha, o banheiro, escadas, armários e prateleiras se fundem em um todo unificado que assume uma caixa de multi-funções com as limitações em relação à medida de 3 x 3 metros.
O dormitório assume uma compressão espacial reforçada como experiência similar á um túnel enquadrado pela laje de concreto que abriga um jardim na parte superior. De manhã, o sol fornece uma experiência maravilhosa em sua interação entre os vidros das aberturas e os painéis metálicos.
A alma da casa é o elemento mais importante definido por tais atmosferas. Adoração simboliza a purificação e a conexão entre o ser humano e a natureza, e a arquitetura facilita essa interação sagrada. A partir da porta de entrada de adoração, o caminho de pedras cinzas é projetado para pés descalços como uma passarela, levando o morador ao longo do jardim para o banco para a meditação. Chega-se à uma cena em que a luz da lua ilumina um cenário romântico ajudando o corpo a relaxar dentro da natureza de uma cidade densa.